top of page
Buscar
Foto do escritorElcio Dias

Fomos copiados? Posto +sustentável? E agora!?


Fala, pessoal, tudo bem?


Aqui é o Elcio Dias, fundador do ClubCarby. Produto que criou a primeira ferramenta que permite abastecer compensando impacto ambiental! Inclusive, devido a essa invenção, somos vencedores de um concurso de empreendedorismo em Londres-Reino Unido, em 2020.


Neste artigo trago uma análise sobre notícias recentes que envolvem postos de combustíveis e sustentabilidade. Vem comigo...


Ontem fui pego de surpresa com uma notícia de que uma distribuidora do estado Espirito Santo, a Atlântica Petróleo, havia publicado uma iniciativa que tentava "copiar a invenção do ClubCarby".



Isso se deu meses após a maior produtora de combustíveis da América do Sul (Petrobras) ter feito um movimento na mesma linha. Ou seja, em 2023, a Petrobras anunciou sua entrada no mercado de carbono, e em 2024 uma distribuidora capixaba faz o mesmo.


O ClubCarby já trabalha nisso desde 2019! Nossa startup é a criadora do conceito de "compensar carbono enquanto abastece seu carro". Há 4 anos iniciamos esse movimento e fazemos isso na prática no mercado brasileiro desde 2022...


E qual o problema de uma grande produtora e uma média distribuidora "copiarem" o conceito do ClubCarby?


Aí que está o ponto. Não há problema nenhum!


Quando se trata de meio ambiente, de propostas para viver mais em harmonia com a natureza, toda ajuda é muito bem vinda.


O questionamento principal é: será que, sozinhas, elas vão ter êxito?


Para responder, precisamos de alguns conceitos fundamentais.


O conceito de sustentabilidade se confunde com a definição de meio ambiente.


Sustentabilidade, na essência, vem de "ser sustentável" ou "aquilo que se sustenta ao longo do tempo".


Meio ambiente é de fato o meio em que os seres viventes e não viventes interagem entre si, ou seja, a natureza.


Com o passar das décadas, agregar sustentabilidade às iniciativas humanas se tornou mais que um diferencial, se confirmou num requisito de sobrevivência. Ainda mais quando trata-se de mercados antigos e não 100% sustentáveis, como o mercado de combustíveis fósseis.


Um exemplo disso vem das notícias recentes de que a Petrobras (link da notícia) e que a Atlântica Petróleo (link da notícia)

têm tentado realizar aproximações públicas com o mercado de carbono. São tentativas louváveis, afinal, como dito, toda ajuda é bem vinda. Mas será que essas iniciativas são, de fato, sustentáveis?


Eis a questão. Na natureza, sustentabilidade está associada à sobrevivência à longo prazo. No mercado, está fundamentada na viabilidade econômica.


Logo, para que uma ação de cunho sustentável sobreviva num dado mercado, ela tem que ser viável economicamente.


Ações meramente de "marketing verde" não sobrevivem no longo prazo, seja porque o orçamento acaba, seja pela falta de lastro técnico para ser sustentável, o que faz com que sejam desmascaradas.


Então, qual fator é preponderante nessa equação? Gente. Transação. Abastecimento. Fidelidade!


Para ser sustentável e viável economicamente, tanto as iniciativas da Petrobras, quanto da Atlântica, precisam da adesão do povo.


Logo, a resposta para Petrobras e Atlântica sobre o questionamento inicial precisa ser dada pelos motoristas de todo Brasil e do ES.


Em paralelo, o ClubCarby vai além e, desde 2020, vem provando que o conceito de agregar sustentabilidade aos postos de combustíveis não pode ser simplista.


Acreditamos que o movimento mais sustentável é aquele que vem da base da pirâmide. Ou seja, no caso dos combustíveis, um movimento que se inicia do revendedor, o dono de posto mesmo, direto aos seus clientes fiéis. Do jeito ClubCarby.


Na nossa visão de mundo, abastecer do jeito ClubCarby é um requisito mínimo de futuro que desponta. Por isso, apostamos na exclusividade, afinal, sabemos que nem todos acreditam no futuro sustentável.


Se junte ao Clube antes que seja tarde. O ClubCarby não está para todos os postos, nem todos os postos são para o ClubCarby.


O novo mundo precisa somente das mentes inovadoras que acreditam que sustentabilidade tem a ver com a combinação de meio ambiente e viabilidade econômica.


Vamos juntos? Juntos somos mais fortes.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page