Que o Brasil é uma potência sustentável, a maioria dos Brasileiros sabe. Entretanto, por que não somos amplamente reconhecidos por isso?
Independentemente do cenário atual, onde nosso país ainda não é internacionalmente valorizado pela sua melhor convivência com a natureza, é totalmente possível liderarmos o mundo na economia do futuro e existe um passo fundamental para isso.
Quanto a não sermos reconhecidos por nossos feitos sustentáveis, existem alguns fatos por trás.
Muitos dos nossos feitos enquanto país, como a preservação de mais de 80% do bioma amazônico e uma matriz energética com quase METADE sendo de fontes renováveis, não são de conhecimento público. Os valores de sustentabilidade e convivência mais em harmonia com a natureza também não são enraizados em nosso povo, ou seja, não são valores nacionais que unem todo um povo. Se nem o brasileiro médio conhece e vive a sustentabilidade no dia a dia, como os líderes municipais, estaduais e federais vão colocar essa agenda como uma das prioridades? E mais, como a comunidade internacional vai valorizar isso se nem os próprios brasileiros valorizam?
Por não termos o valor SUSTENTABILIDADE como foco, nós acabamos por tropeçar em nosso próprio marketing nacional. Já começamos errado em nosso branding. Qual é o grande diferencial do Brasil para o mundo? Sustentabilidade ou futebol? Amazônia ou insegurança pública? Um país de economia segura e pulsante, sustentada por um agro exemplar nas melhores praticas ou um país com economia oscilante que está perdendo o bonde global de desenvolvimento para China, Índia e outros?
Deixando de lado tudo que não podemos controlar e focando no 'quê podemos fazer hoje pelo meio ambiente', imaginem que podemos dar um primeiro passo a nível nacional que pode nos posicionar no caminho da liderança mundial da economia sustentável. Que passo seria esse?
Para nos desenvolvermos, ainda precisamos de hidrocarbonetos, como os combustíveis líquidos e gasosos originados há milhões de anos. Estou falando de gasolina, diesel, gás natural e GLP, principalmente.
Mas imagine se este mesmo setor, chamado de combustíveis fósseis, fosse o primeiro grande investidor e catalizador da economia do futuro? Imagine se ao abastecer, o povo (motoristas), junto aos empresários (revendedores) criassem um movimento de ganha-ganha que compensasse para ambos os lados?
Com esse tal "abastecimento que compensa" o Brasil não só transformaria o limão numa bela limonada, como daria um exemplo mundial de que é possível unir crescimento econômico com sustentabilidade, valorizando da base para o topo os visionários de um setor produtivo e ainda extremamente necessário (combustíveis), quanto todo um outro setor que é a base do futuro mais em harmonia com a natureza (carbono/sustentabilidade). Os números do ClubCarby até aqui provam que é possível esse jogo de soma positiva.
Conheça a proposta do ClubCarby.com e faça parte do Brasil líder da economia do futuro.
Comentarios